O político cearense Ciro Gomes anunciou nesta quinta (4/11) a suspensão de sua pré-candidatura à Presidência depois que deputados de seu partido, o PDT, votaram a favor da PEC dos Precatórios, aprovada nesta madrugada.
Dos 24 deputados do PDT, 15 votaram a favor da PEC. O placar final foi de 312 votos a favor, sendo que eram necessários 308 para a aprovação.
No Twitter, Ciro Gomes se disse surpreso com a decisão “de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios.”
E ainda afirmou que iria deixar a “pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição”, exortando os deputados do PDT a mudarem de posição na votação em 2º turno que ocorrerá na Câmara.
Um fato curioso, porém, é que poucas horas antes Ciro Gomes, que também é youtuber, estava em uma live com o presidente do PDT, Carlos Lupi, na qual ambos não deram nenhum sinal de desconforto sobre a tão polêmica votação.
Diante disso e de sua trajetória recente, há quem diga que o anúncio de Ciro não passaria de um jogo de cena para criar um fato político que mobilizasse a militância pedetista num clamor pela volta de sua pré-candidatura.
Será?