
Do HispanTV.
O Irã apresentou na terça-feira o Fattah (Conquistador), o primeiro míssil supersônico de fabricação iraniana, uma arma “única”, disse o comandante da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC), general de brigada Amir Ali Hayizade, capaz de escapar de todas as defesas antimísseis inimigas.
A revelação do míssil foi amplamente divulgada em todo o mundo e, em particular, na mídia israelense, que viu o armamento iraniano como uma ameaça a Israel.
O Jerusalem Post deu cobertura especial à cerimônia de inauguração do míssil e alertou, citando a mídia iraniana, que a arma seria capaz de atingir os territórios palestinos ocupados “em 400 segundos”.
O jornal israelense Maariv, por sua vez, afirmou que o míssil Fattah “é uma mensagem para Israel”.
A emissora de televisão KAN também explicou em detalhes as características do armamento avançado e destacou que ele pode escapar dos sistemas avançados de defesa antimísseis dos EUA e de Israel.
O jornal Israel Hayom, de língua hebraica, por sua vez, enfatizou que o nome do míssil foi escolhido pelo líder da Revolução Islâmica, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, que sempre incentiva o fortalecimento do poder defensivo do país.
Em um discurso durante a exibição dos mísseis, o presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi disse que o Fattah aumentaria o poder de dissuasão do Irã e enfatizou que isso seria “um ponto de segurança e paz estável” para a região.
“Esse poder de mísseis significa que a região estará a salvo de malfeitores e agressões estrangeiras”, disse o líder iraniano. “Portanto, sua mensagem para o povo da região é uma mensagem de segurança, e sua mensagem para aqueles que estão pensando em atacar o Irã é que a República Islâmica é um país poderoso e seu poder visa apoiar o povo iraniano e os povos oprimidos do mundo”, enfatizou.