Por Raphael Machado.
Hoje o sentimento anti-Globo é encontrado majoritariamente na direita. Um sentimento que se tem intensificado, inclusive, com a tragédia gaúcha.
Mas é um sentimento amputado, caduco, dissonante. É um sentimento anti-Globo que concorda com tudo que a Globo defende em geopolítica e em quase tudo que ela defende de economia. Basta perguntar sobre temas como “Rússia e Ucrânia” ou “privatizações”.
A relação da esquerda com a Globo, por outro lado, tornou-se ainda mais tóxica, porque há nela uma espécie de rancor envergonhado que ela precisa sublimar, porque ela se vê (equivocadamente) constrangida a aceitar a Globo como aliada em tudo que envolve a crítica política nacional.
Essa “parceria”, porém, transborda e vaza, penetrando os poros do esquerdista, de modo que, sem nem ter consciência disso, o esquerdista médio brasileiro vão sendo gradualmente “fagocitado” pela moldura mental da Rede Globo.
Esses embaralhamentos no tabuleiro político brasileiro são uma das causas pelas quais muitos esquerdistas estão virando “bots” progressistas “centristas”, assumindo uma posição geopolítica cada vez mais “pelas democracias e contra os autoritarismos”, e abandonando gradualmente uma antiga postura rígida contra as privatizações.
É claro que isso tem outras causas e constitui um fenômeno internacional, mas a “abertura” para a Globo obviamente acarreta certos efeitos.
O jovem militante esquerdista que 13 anos atrás dizia “não falo com mídia corporativa burguesa” para uma repórter da Globo deve aparecer hoje aos olhos do esquerdista “geração Z” como um dinossauro stalinista, uma múmia de tempos tão distantes que chegam a ser incompreensíveis.
Uma coisa que me chamou a atenção foi hostilidade dos moradores contra os militares (muito parecida com a reação dos ucranianos no começo da operação militar especial).
Supostamente, todos os gaúchos são bolsonaristas e idolatram os militares…
Não tenho problema em descer a lenha nos militares, mas as minhas criticas são justas. A situação no Rio Grande do Sul é completamente anormal.
Não sei se é só “gente idiota fazendo vídeos idiotas”, ou se tem algo mais.
A Globo Lixo ou alguma rede social (Elon Musk) está incitando o ódio aos militares?
Será que os tremores de terra no Rio Grande do Sul foram provocados pelo Haarp?