O primeiro-ministro indiano Narendra Modi fez uma visita a Moscou no último dia 08, quando se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin.
No encontro, trataram da possibilidade de uma nova rota comercial dos países passando pelo Ártico e pelos portos do extremo leste da Rússia.
No campo da energia nuclear, discutiram a ampliação de investimentos russos, com a construção de mais usinas nucleares pela Rosatom, incluindo usinas flutuantes, e o desenvolvimento conjunto de tecnologias para a construção de reatores na Índia.
Na pauta também esteve a questão da Ucrânia, na qual o primeiro-ministro relatou oficialmente que pôde expressar seus pontos de vista, de modo a chegar a uma solução pacífica para o problema.
Trata-se da primeira vista de Modi a Moscou desde o início do conflito com a Ucrânia. De lá para cá o comércio entre os dois países só aumentou. Desde então, a Índia vem se tornando um parceiro comercial cada vez mais importante para a Rússia.
Ao fim da visita, ficou confirmada a vinda de Modi para a cúpula dos BRICS, a ser realizada em Kazan, ainda este ano.
Sobre a visita, comentou o jornal britânico Financial Times: “os laços com a Rússia tornaram-se especialmente importantes para Nova Déli, já que as sanções ocidentais destinadas a isolar a Rússia aproximaram Moscou da China”.
Para o New York Times: “a visita significa a determinação do líder indiano em seguir seu próprio caminho diplomático, mesmo quando o Ocidente continua a isolar Moscou”.
Washington pode lamentar, mas não pode confrontar diretamente Modi pela visita a Moscou.
Com informações da RT e do Geopolitics Live