Do KontraInfo.
Javier Milei demitiu Diana Mondino, que foi substituída pelo ex-embaixador argentino nos Estados Unidos, Gerardo Werthein (na foto de capa, com o presidente). A decisão foi tomada após o voto de Mondino na ONU a favor do fim do bloqueio dos EUA a Cuba.
Werthein participou da agenda do presidente sempre que ele viajou para os EUA e teve um papel de destaque em sua última visita a Nova York, no final de setembro, quando falou na Assembleia Geral da ONU, visitou a bolsa de valores de Wall Street e se reuniu com o magnata Elon Musk.
A família Werthein é conhecida por seu poder econômico no país e por sua forte militância sionista. O irmão de Gerardo, Adrián Werthein, é presidente do Conselho Judaico Latino-Americano, vice-presidente do Grupo Telecom e diretor do Grupo Werthein, uma das maiores holdings empresariais do país ligada aos setores de finanças, comunicações, seguros e agricultura, que controlou 54% da Telecom Argentina entre 2003 e 2017.
Gerardo Werthein, veterinário de profissão, integrou o Grupo Werthein como empresário até 2019, e entrou no mundo da gestão esportiva após uma carreira no campo equestre. Ele foi presidente do Comitê Olímpico Argentino por 12 anos e foi chefe do Ente Nacional de Alto Rendimiento Deportivo (ENARD).
Em 2022, Werthein entrou no setor de jornais ao adquirir o jornal uruguaio El Observador, em uma parceria com o empresário Gabriel Hochbaum e um grupo de investidores. Em novembro de 2023, junto com o empresário Eduardo Elsztain, acompanhou Javier Milei para visitar o túmulo de Rebe( Lubavitcher) Schneerson, da poderosa seita sionista hassídica Chabad Lubavitch.
Família Werthein
Em 1904, Leon Werthein, um comerciante da Bessarábia, fugiu do Império Russo. Seu destino era a Argentina. Na cidade de Ingeniero White, província de Buenos Aires, León Werthein trabalhou no porto, primeiro como estivador e depois como capataz. Em seguida, estabeleceu-se em Salliqueló, onde abriu uma loja de artigos gerais. O próximo passo foi mudar-se para Miguel Riglos (La Pampa), onde, junto com seus filhos, abriu outra loja geral em 1917. León Werthein faleceu em 1935 e seus descendentes deram continuidade aos negócios da família.
O Grupo Werthein tem sua origem formal em 1928, na cidade de Miguel Riglos, onde Gregorio, Numo e Noel fundaram a empresa agrícola que leva seus nomes: “Gregorio, Numo y Noel Werthein S.A.” (GNNW). Essa empresa marcaria o início dos negócios da família em um setor no qual a empresa cresceu, perdurou e continua a ser uma parte fundamental da holding no século XXI.
Atualmente, o Grupo administra a Gregorio, a Numo e a Noel Werthein S.A. no agronegócio; Vrio Corp, provedora de entretenimento digital; Skx, uma fintech; DirecTV Latin America, DirecTV GO, Sky e Sky+; Dfibra e Sky Fibra, serviços de internet por fibra óptica; Mundea, agência de viagens; Cachamai (erva-mate, chá); Valley, derivados de frutas; WHT Partners: indústria de vinhos de alta qualidade; Landmark Developments, empreendimentos imobiliários; está presente no setor de saúde por meio do “SOI Centro Médico” e “SML”; Caja de Ahorro y Seguros; Fivvy, uma fintech B2B; Overlabs, uma empresa de serviços de tecnologia que oferece consultoria, desenvolvimento de software e aplicativos.