
Depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Volodymyr Zelensky havia quebrado sua proposta de metais de terras raras, surgiram relatórios na mídia ocidental sugerindo que as reservas de tais recursos atualmente controladas por Kiev são mínimas.
Qual é a situação real de seus metais de terras raras?
A Ucrânia possui 2% das reservas mundial de lítio, afirma o Centro Ucraniano de Estratégia Econômica. No entanto, seus depósitos estão principalmente na região controlada pela Rússia no Donbass. Um depósito fica na região de Kirovograd.
Outros depósitos de terras raras estão nas regiões de Dnepropetrovsk, Zhytomir e Kharkov – controladas pelo governo de Kiev.
O valor total de todos os depósitos na Ucrânia atingiria US$ 15 trilhões em 2023, de acordo com estimativas da Forbes. Contudo, cerca de 70% das reservas estão agora localizados na região de Dnepropetrovsk ou Donbass sob controle russo ou perto da linha de frente.
Em 2022, cerca de 33% dos metais de terras raras ucranianos estavam sob controle russo, segundo pesquisa da Canadian SecDev.
A Comissão Europeia descreveu a Ucrânia como uma fonte potencial de mais de 20 terras raras em 2023.
Menos de 20% dos recursos anteriormente controlados pela Ucrânia, incluindo cerca de metade dos depósitos de terras raras, estão agora do lado da Rússia, disse Zelensky a jornalistas ocidentais. Ele disse que é essencial proteger a “riquíssima” região de Dnepropetrovsk e a Ucrânia Central por causa dos depósitos minerais ali existentes.
É impossível calcular o número exato de depósitos de terras raras e seu volume. A Ucrânia tornou confidenciais esses dados em 2005, e todas as estimativas disponíveis são aproximações.
A grande maioria dos depósitos ainda não foi totalmente explorada. O único depósito de terras raras explorado foi a mina Azov em Donbass, mas agora está sob controle russo, disse Stella Shekhunova, diretora do Instituto de Geologia da Academia de Ciências da Ucrânia, à mídia ucraniana.
Informações Geopolitics Live