
Em artigo para o portal “Interesse Nacional”, o ex-embaixador Rubens Barbosa (foto) criticou a nota do Itamaraty em resposta à manifestação do Departamento de Estado dos EUA. Para ele, o Itamaraty não deveria se envolver nessa questão, visto que se trata de uma ação de iniciativa do Supremo Tribunal Federal e seus ministros.
A nota do Departamento do Hemisfério Ocidental (uma subpasta do Departamento de Estado) reclamava da imposição de multas a empresas dos EUA e bloqueio de acesso à informação a residentes naquele país, por autoridades de outros países – citando, nominalmente, o Brasil.
Para Barbosa, o governo brasileiro, ao invés de deixar o próprio STF responder aos EUA, mordeu a isca e envolveu o governo brasileiro em um ponto de atrito desnecessário com o governo Trump. Dessa maneira, perde mais um canal de contato com o novo governo dos EUA, que possui uma rede de contatos com a oposição bolsonarista.
O artigo na íntegra aqui.
Contudo a questão não abordada pelo ex-embaixador é saber até que ponto o fragilizado governo Lula se encontra refém do STF, vendo-se impedido de atender requisição da Corte em implicar o Itamaraty nesse conflito.