
Após uma conversa de duas horas com o presidente dos EUA, Donald Trump, o líder russo Vladimir Putin disse aos repórteres que o diálogo foi “franco e informativo” e agradeceu ao seu homólogo por apoiar a retomada das negociações diretas entre Moscou e Kiev.
“De fato, essa conversa aconteceu. Sim, ela durou mais de duas horas. Gostaria de salientar que ela foi muito informativa e muito franca”, disse ele. “O presidente dos Estados Unidos declarou sua posição sobre a cessação das hostilidades, o cessar-fogo. Ele também ressaltou que a Rússia também é a favor de uma solução pacífica para a crise ucraniana”, disse ele, acrescentando que seu país está pronto para concluir um memorando com a Ucrânia para avançar em direção a um tratado de paz.
Por sua vez, o presidente dos EUA, Donald J. Trump, disse em sua rede social Truth: “Acabei de terminar minha ligação de duas horas com o presidente russo Vladimir Putin. Acho que tudo correu muito bem. A Rússia e a Ucrânia iniciarão imediatamente as negociações para um cessar-fogo e, mais importante, o fim da guerra. As condições para isso serão negociadas entre os dois lados, como só pode ser, porque eles conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais saberia. O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria isso agora, e não mais tarde. A Rússia quer negociar em grande escala com os Estados Unidos quando esse massacre catastrófico terminar, e eu concordo. A Rússia tem uma enorme oportunidade de criar grandes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado. E a Ucrânia pode se beneficiar enormemente do comércio no processo de reconstrução de seu país.
O presidente dos EUA disse que as negociações de paz seriam iniciadas, o que ele informou a seus colegas europeus e propôs o Papa Leão XIV como mediador: “As negociações entre a Rússia e a Ucrânia começarão imediatamente. Informei o presidente Volodymyr Zelenskyy da Ucrânia, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o presidente Emmanuel Macron da França, a primeira-ministra Giorgia Meloni da Itália, o chanceler Friedrich Merz da Alemanha e o presidente Alexander Stubb da Finlândia durante uma ligação comigo imediatamente após a ligação com o presidente Putin. O Vaticano, representado pelo Papa, declarou seu grande interesse em sediar as negociações. Que o processo comece!”
Com informações do KontraInfo.