Lorenzo Carrasco
Em seu contundente discurso na reunião anual do Clube Valdai, o presidente russo Vladimir Putin fez uma afirmativa que surpreendeu a muitos e espalhou-se pelo mundo com a velocidade da Internet, sugerindo que a União Soviética foi a inspiração para a “ordem baseada em regras” promovida pelo eixo anglo-americano em todo o período pós-Guerra Fria. Suas palavras:
“O mundo já viveu tentativas de unificação, de imposição dos chamados modelos universais, que se chocavam com as tradições culturais e éticas da maioria dos povos. A União Soviética cometeu esse erro ao impor o seu sistema político – nós sabemos disso e, francamente, não creio que alguém discordaria. Mais tarde, os Estados Unidos assumiram esse papel, e a Europa também tentou. Fracassaram em ambos os casos. O que é superficial, artificial, imposto de fora, não pode perdurar. E aqueles que respeitam as suas próprias tradições, como regra geral, não prejudicam as dos outros.
“Hoje, em um cenário de instabilidade internacional, atribui-se uma especial importância aos fundamentos do desenvolvimento de cada nação: aqueles que não dependem de turbulências externas. Vemos países e povos se voltando para essas raízes. E isso está acontecendo não apenas na Maioria Global, mas também nas sociedades ocidentais. Quando todos se concentram no seu próprio desenvolvimento sem perseguir ambições desnecessárias, torna-se muito mais fácil encontrar um terreno comum com os outros”.
Pano rápido.
