
O general Tomás Paiva, comandante do Exército Brasileiro, esteve na Alemanha com uma delegação para tentar retomar a importação de uma peça utilizada na fabricação do blindado Guarani, principal veículo militar produzido no Brasil. Desde fevereiro deste ano, o Brasil está sob embargo para a aquisição de uma caixa de transmissão utilizada na fabricação do veículo.
Os alemães argumentam que o acordo de venda do Guarani assinado pelo Brasil com as Filipinas viola outras sanções impostas pelos europeus ao país do Sudeste Asiático. O governo filipino enfrenta acusações de violações dos direitos humanos.
Para que a produção do blindado, feito na fábrica da empresa da Iveco em Sete Lagoas (MG), não fosse interrompida, uma empresa brasileira foi contratada em março para entregar uma peça semelhante à necessária. Não há informações precisas sobre o impacto da mudança no desempenho do veículo.
Recentemente, o presidente Lula vetou o envio de blindados Guarani para a Ucrânia, apesar dos apelos de autoridades europeias, inclusive da Alemanha, para que o Brasil contribuísse no esforço de guerra.
A verdade é que quem manda no setor de sanções do Ocidente é o Departamento de Estado (mesma organização estadunidense que criou a Operação Lava Jato). Essas sanções só são aplicadas “quando eles querem”.
Os alemães estão fazendo isso apenas para criar “reserva de mercado”, caso fossem os gringos vendendo eles nem teriam coragem de reclamar.
Escapar desse veto é “fácil”, o problema é a questão das patentes. Os alemães vão reclamar mesmo que seja pra uso próprio e se for pra vender (mesmo para países que não sofrem sanções do Ocidente) vão reclamar ainda mais.
A realidade é que o Brasil só pode exportar sem dor de cabeça se tiver autonomia tecnológica, científica e industrial.
Outra coisa que não se pode esquecer é que o BOZO E OS MILITAREM ENTREGARAM A EMBRAER.
Supostamente tentaram vender. Entregaram o controle da empresa aos gringos QUE ROUBARAM O QUE QUISERAM (CIENTISTAS, PROJETOS E ETC…) e depois devolveram o controle ao governo brasileiros SEM PAGAR NENHUM MULTA.
Essa seriedade dos militares brasileiros são apenas “palavras bonitas”, eles não agem com seriedade.
Essas sanções já deveriam ter sido retiradas, são da época do Duterte (aquele que fez uma limpeza no país acabando com muitos traficantes). O problema é que o Ocidente adora defender bandidos (vítimas da sociedade).
O Presidente atual é um fantoche dos gringos (extremamente corrupto), um simples palhaço.
Realmente esse general fez besteira de ir pra Alemanha, pois eles são simplesmente fantoches dos gringos, não resolvem nada.