O Governo Federal planeja a abertura de capital em bolsa do banco digital criado após a digitalização de milhões de contas em meio à concessão do auxílio emergencial, indicou nesta terça-feira, dia 20, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sem, no entanto, chegar a mencionar a Caixa Econômica Federal.
Este banco seria criado a partir das contas dos recebedores do auxílio emergencial. “Nós digitalizamos 64 milhões de pessoas. O quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda, mas pessoas que foram bancarizadas pela primeiríssima vez, então elas vão ser leais pelos restos de suas vidas”, disse o ministro Paulo Guedes.
Paulo Guedes segue à risca aquele ditado, supostamente de origem chinesa, bastante aplicado aos negócios: crise é sinônimo de oportunidade. Mas antes de tudo, oportunidade para quem ocupa o cargo.
Paulo Guedes é um dos fundadores do Banco BTG Pactual, que hoje tem dentre seus principais acionistas André Esteves. Este acha que a mudança do “paradigma bancário decorrente das oportunidades do universo digital” favorece o BTG, que poderá se tornar, na opinião dele, o maior do Brasil.
Com informações do InfoMoney e Relatório Reservado.