No final, o Projeto de Lei dos preços dos combustíveis vai fazer o seguinte: quando vir o aumento, ele vai cair no lombo do povo brasileiro como um pedaço de meteoro; quando o petróleo abaixar, ele vai atrasar esse rebaixamento do preço, com a desculpa de fazer um fundo aumentando, assim, o lucro das petroleiras. Quando o petróleo aumentar de novo, pau no lombo do povo.
Essa é a lógica capitalista e, mais ainda, é a lógica neoliberal. O certo é uma coisa só: você produz petróleo barato abaixo do mercado internacional e você repassa essa baixa para o povo de forma direta limitando o máximo de lucro que a empresa pode dar de dividendos para seus acionistas.
Todo mundo quer fazer lei para regulamentar em cima do contribuinte, do trabalhador do povo. Agora fazer uma lei para regulamentar o lucro de quem mama nas tetas do rentismo ninguém faz, com eles não podem mexer, é tudo imutável.
É imutável até aparecer um Robespierre e empurrar essa turma todinha num calabouço e depois passar o fio da guilhotina em seus belos pescoços. Nesse dia, diante do cadafalso, diante do destino irremediável, tenho certeza que todos aceitariam de bom grado um belo acordo sobre o que fizeram no passado.
Como diz Denzel Washington no antológico filme “O Livro de Eli”, num futuro apocalíptico citando como ponto de referência o passado: “Hoje nós mataríamos pelas coisas que nós jogávamos no lixo naquela época”.
É exatamente isso que está faltando para os homens que se julgam deuses apenas por serem rentistas e dominarem apenas papéis, pois são incapazes, em um cenário natural, de prover a si próprio de comida, já que não sabem plantar, não sabem caçar, não sabem pescar, não sabem fazer absolutamente nada, são verdadeiramente párias da sociedade, só que tratados como deuses intocáveis.
Vladimir Putin deu sinal verde para o planeta se livrar dos seus déspotas, para se livrarem dos seus fantasmas, para se livrarem dos adoradores do bezerro de ouro, para jogarmos ao mar ou do alto de uma pedreira uma quantidade ínfima de pessoas que, pela ganância desmedida, pela total falta de empatia pelo ser humano, provoca a dor a morte e o sofrimento de milhões.
Nunca estivemos tão perto de uma boa solução para todos os problemas nos quais estamos imersos. Rentistas, especuladores, CEOs e outros pomposos lacaios do poder como magistrados e políticos deveriam ser julgados em tribunais populares e receber o tratamento adequado pela sua vida pregressa.
Dentre esses, os que foram bons e retos, que continuaram mantendo, apesar dos pesares, hombridade dentro de si, que sejam absolvidos e voltem para o convívio da sociedade para ajudar a transformar em algo melhor. O resto que seja indicado ao caminho da reciclagem, que sejam transformado em fosfato para adubar a terra. É a única coisa que sobrará para esses trastes .