Por Felipe Quintas
Daniel Silveira não foi preso porque xingou e ameaçou o Alexandre de Moraes, esse foi o pretexto que o STF usou para poder condená-lo. Ele foi preso porque começou a agitar as bases bolsonaristas para levar o governo Bolsonaro a caminhos não-institucionais que ameaçariam jogar o país numa situação caótica. O próprio Bolsonaro, mais interessado numa aliança com o centrão para tentar se reeleger do que na “ucranização” do país, jogou o ex-deputado aos leões, assim como o PT jogou José Dirceu, que ainda sonha em substituir as elites brasileiras por uma nomenklatura neoleninista liderada por ele.
As elites brasileiras são capazes de fazer qualquer coisa, até mesmo transformar o Brasil na URSS, desde que elas estejam no comando e não sejam ameaçadas. Quem quer que ouse mobilizar massas ou quem quer que seja para intimidar essas elites, será punido sem dó nem piedade. A esquerda já cansou de ir para a cadeia e apanhar por causa disso, agora que a direita resolveu imitá-la, está sofrendo o mesmo. Nada mais óbvio.
Mas que ninguém se preocupe, não haverá nenhuma caça às bruxas. As elites brasileiras são sempre cirúrgicas e muito eficientes quando o assunto é repressão. Elas não gostam de perder tempo com isso, preferem gastá-lo roubando o país e desfrutando das benesses que elas mesmas se concedem às custas de todos nós. Por isso que, no Brasil, comparativamente a outros países, a ordem pública sempre foi mantida com um número muito baixo de vítimas.