1 thought on “Biden reforça os laços com Petro e Boric, esperando a vitória de Lula no Brasil

  1. O Conflito do Imperador Dom Pedro I com a Maçonaria Brasileira
    Em 1822 após a partida do Rei Dom João VI e as vésperas da Separação do Brasil de Portugal, era do interesse da Maçonaria que o príncipe Dom Pedro I se iniciasse na sociedade secreta.
    A 13 de Maio de 1822 a Maçonaria conferiu-lhe o título de defensor Perpétuo do Brasil. Pouco depois, no dia 2 de Agosto, era o príncipe recebido sob a “abóbada de aço” no Grande Oriente do Brasil, sob o pseudônimo maçônico de Guatimozim (Este nome foi escolhido em lembrança do último imperador azteca, vencido e supliciado por Cortez, mas considerado símbolo do estoicismo)
    Contra todas as regras, o Aprendiz Guatimozim foi eleito pouco depois em 14 de Setembro de 1822, Grão Mestre do Grande Oriente do
    Brasil. Porém o próprio Grão Mestre D. Pedro I, por desentendimentos entre os maçons, fechou o Grande Oriente.
    Dom Pedro I também era membro de outra sociedade secreta, criada por José Bonifácio, o “Apostolado”, ou a “Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz” ou, como querem outros historiadores, o “Apostolado da Nobre Ordem de Santa Cruz”, em 2 de junho de 1822.
    Assim, d. Pedro ocupou o mais alto cargo do Apostolado, com o título de archonte-rei, sendo José Bonifácio seu lugar-tenente que sob orientação deveria reger os destinos do Brasil.
    Ainda em 1822 José Bonifácio acusou o Grão Oriente de conspirar contra a Monarquia, e de articular um plano para matar Dom Pedro I e implantar uma República Brasileira.
    Em 02 de novembro de 1822, José Bonifácio determinou uma devassa contra os maçons, acusados de conspirar “contra o governo estabelecido, espalhando contra ele as mais atrozes calúnias, fomentando enfim a anarquia, e a guerra civil”
    O Imperador passa então a apoiar Bonifácio, e inicia-se, então, o período de perseguição aos maçons partidários de Gonçalves Ledo. O Cônego Januário Barbosa foi preso, além de numerosos outros maçons, e mesmo Gonçalves Ledo foi obrigado a fugir para Niterói, para posteriormente buscar asilo em Buenos Aires.
    Com a vitória dos partidários de José Bonifácio, os membros do Apostolado (Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz) passaram a dominar a Assembléia Constituinte, instalada em 3 de maio de 1823. O Grande Oriente fechava, de fato, as portas, pouco mais de quatro meses após ter sido criado. O segundo Grão-Mestre, d. Pedro, ocupou o cargo de 4 de outubro de 1822 a 25 de outubro de 1822.
    Porém logo depois, devido a conflitos com a criação da Constituição do Império, José Bonifácio e seus seguidores foram presos e desterrados para a França.
    Em Junho de 1823 Dom Pedro foi, pessoalmente, à sede do Apostolado (que estava reunido àquele momento), acompanhado de força militar, para fechar aquela sociedade sob a alegação de que seus membros estariam tramando contra a sua vida.
    Com uma Carta de Lei de 20 de Outubro de 1823 Dom Pedro revogou e cassou o Alvará joanino de 1818; pela mesma lei, porém, tornaram a ser proibidas as sociedades secretas, sob pena de morte ou de exílio.
    Após a proclamação da Independência do Brasil em 1822, a maçonaria brasileira, que a foi protagonista nesse processo, estava longe de ser uma entidade unificada.
    José Bonifácio, Grão Mestre do Grande Oriente Brasílico, e líder da Maçonaria Azul ou conservadora, pensava em independência do Brasil com o estabelecimento de uma Monarquia ligada a Europa. Já Gonçalves Ledo, e o Cônego Januário da Cunha Barbosa, líderes dos Maçons Liberais, alimentavam o rompimento imediato com a Metrópole e a Proclamação de uma Republica.
    No primeiro ano do Império do Brasil, Dom Pedro I acaba rompendo com essas duas facções por acreditar que seu poder de monarca estaria ameaçado por eles.
    Apesar da proibição do funcionamento das lojas maçônicas, muitos maçons continuaram a se reunir às ocultas e seriam os protagonistas da queda de Dom Pedro I em 1831.
    Em 1829, com José Bonifácio, de volta do exílio, recolhera-se a Paquetá, dizendo-se que trabalhava numa articulação republicana. Na verdade, o Manifesto do Grande Oriente, redigido em fins de 1831 e espalhado no inicio de 1832, obra de Gon­çalves Ledo assinada pelo Patriarca, demonstra que a facção conservadora do maçonismo se unira á ala avan­çada na obra de destruição do perjuro e ingrato Guatimozim (Dom Pedro I).
    Tecia-se uma intriga perversa entre brasileiros e portugueses, afirmando-se que o Imperador se entregara de corpo e alma aos segundos, seus patrícios, contra os primeiros de quem não gostava.
    Em abril de 1831 os mesmos maçons que o haviam ajudado a fazer a Independência o aclamando no Campo de Santana, se vinga­vam, no mesmo local, formando uma multidão de alguns mi­lhares de pessoas, à qual arengaram demagogicamente deputados e jornalistas maçons: Odorico Mendes, Vieira Souto, Borges da Fonseca.
    A onda revolucionária liderada pela Maçonaria Francesa que então abalava a Europa – especialmente a revolução que derrubou Carlos X e colocou Luís Filipe no Trono francês – encontrou ampla receptividade na voz dos liberais brasileiros, que insinuavam haver uma associação, ditada pelo imputado caráter absolutista do governo, entre o monarca deposto da França e o imperador do Brasil.
    Poucos dias depois Dom Pedro I era informado que as últimas unidades militares fiéis, a Guarda de Honra e uma bateria de Artilharia, abandonaram o palácio e marchavam em direção ao campo da Aclamação para se juntarem aos rebeldes.
    Vendo-se completamente sem apoio (ao seu lado estavam apenas a imperatriz Amélia,
    os ministros, o conde do Rio Pardo e os representantes diplomáticos da Inglaterra e da França, Aston e Pontois) e ciente de que ceder naquele momento não iria salvar sua coroa, e somente abriria espaço para outras exigências mais profundas, dom Pedro decide, afinal, tomar a única atitude que talvez lhe restasse àquela altura dos acontecimentos: abdicar.
    A abdicação ia custar rios de sangue e de dinheiro ao Brasil. O sangue brasileiro que o monarca não quisera derramar para se manter no trono correria durante 14 anos em rebeldias resultantes de conjuras secretas em nome da Liberdade: no Pará, no Maranhão, no Piauí, no Ceará, em Pernambuco, na Bahia, em Minas, no Rio de Janeiro, em S. Paulo, em Ma­to Grosso, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
    A Partir de 1831 a Maçonaria prepa­rava a queda da realeza legítima, embora constitucional, a fim de impor uma monarquia essencialmente liberal e burguesa, etapa do enfraquecimento da autoridade e do encaminhamento do Brasil para a Repú­blica 58 anos depois. Fonte: A MAÇONARIA NO BRASIL. DR. BOAVENTURA KLOPPENBURG .
    Segredos e Revelações da História do Brasil. Gustavo Barroso. Imagem. Retrato do Imperador Dom Pedro I. Pintura de Simplício de Sá, 1829

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *