
Turkey's President Recep Tayyip Erdogan addresses media representatives during a press conference at an European Union (EU) summit at EU Headquarters in Brussels on March 24, 2022. (Photo by Kenzo TRIBOUILLARD / AFP) (Photo by KENZO TRIBOUILLARD/AFP via Getty Images)
O presidente turco Recep Erdogan sofreu problemas de saúde nesta quarta-feira que o levaram a hospitalização. Enquanto havia rumores de teria sofrido um infarto, a versão oficial é que foi acometido de um vírus que atacou seu sistema gastrointestinal. Cancelou o evento que teria hoje, a inauguração da primeira usina nuclear turca, construída em parceria com a Rosatom russa.
“Gostaria de agradecer a cada membro da minha nobre nação, a cada um dos meus irmãos e irmãs, que transmitiram seus desejos e orações pelo pequeno inconveniente que tive durante a transmissão devido ao meu trabalho intenso”.
“Hoje vou descansar em casa com o conselho de nossos médicos. Infelizmente, não poderemos nos reunir com meus irmãos de Kırıkkale, Yozgat e Sivas hoje. Peço a todos que deem seus direitos”, teria dito ele a seus apoiadores.
A Turquia terá eleições presidenciais no dia 14 de maio, e as pesquisas indicam que o candidato de oposição Kemal Kılıçdaroğlu é o favorito para desbancar Erdogan da presidência. Enquanto o atual presidente insiste mais na retórica de afastamento em relação ao Ocidente, tenta associar seu rival ao mesmo bloco, ressaltando o apoio que recebeu da embaixada dos EUA em Ancara. Contudo, a popularidade de Erdogan ficou arranhada com a má gestão das ações de emergência nos terromotos que atingiram o país no início do ano e com a alta da inflação.