
Por Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, oficial da reserva do Exército do Brasil.
(Ao questionar os gastos da Defesa), o deputado Ricardo Salles desconsidera que o mundo está vivendo um momento de profunda turbulência geopolítica. Parece não saber que há uma guerra na Ucrânia, com lições importantes acerca da necessidade de prontidão para o combate.
Parece desconhecer que, em razão do aumento da tensão geopolítica, muitos países do mundo estão aumentando seus investimentos de defesa, ao contrário do nosso país, onde os investimentos diminuíram 11% nos últimos quatro anos.
Parece desconhecer que a Soberania é listada no primeiro inciso do primeiro artigo de nossa Constituição. Ignora que um país só pode ser soberano com Forças Armadas dotadas de capacidades mínimas para o cumprimento de suas destinações constitucionais.
Ignora que a soberania passa, sim, pela produção autóctone de tecnologias sensíveis. Essas, necessitam ser desenvolvidas, deputado. Nenhum outro país as passa graciosamente. Passa também pelo país possuir uma capacidade industrial instalada.
Um conselho, deputado Ricardo Salles. De Graça. Vá ler o que escreveu Ruy Barbosa, deputado, assim como o Senhor: “O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”.