
Da RT.
A principal cidade de Donbass, Artyomovsk, conhecida como Bakhmut na Ucrânia, foi totalmente liberada pelas forças russas, anunciou Evgeny Prigozhin, comandante-chefe do Grupo Wagner.
“Hoje, ao meio-dia, Bakhmut foi totalmente capturada”, disse Prigozhin em um discurso em vídeo publicado no sábado.
A última parte de uma área de prédios altos onde os ucranianos estavam escondidos está agora sob o controle das forças russas, afirmou ele.
O Grupo Wagner permanecerá em Artyomovsk até quinta-feira, disse Prigozhin, acrescentando que, durante esse período, serão criadas fortificações em toda a cidade.
O controle será então passado para o Ministério da Defesa russo, e os militares do Grupo Wagner sairão em licença para descansar e se reagrupar após meses de combates intensos.
De acordo com Prigozhin, a operação de seus homens na cidade, que ele chamou de “moedor de carne de Bakhmut”, durou 224 dias. “Tomamos a cidade inteira – todos os prédios – para que ninguém pudesse dizer que não capturamos uma pequena parte dela”, disse ele.
Kiev negou as alegações de Prigozhin de que Artyomovsk foi capturada. O porta-voz militar ucraniano, Sergei Cherevaty, disse à Reuters: “Isso não é verdade. Nossas unidades estão lutando em Bakhmut”.
O chefe do Wagner também se dirigiu pessoalmente ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, dizendo, “sem sarcasmo”, que as tropas ucranianas “lutaram bravamente, lutaram bem” defendendo Artyomovsk.
“Hoje, quando você vir (o presidente dos EUA, Joe) Biden, dê um beijo no topo de sua cabeça e diga a ele que eu disse ‘oi'”, ironizou ele.
No início do sábado, Zelensky chegou à cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, onde se espera que ele mantenha conversações com Biden.