O ex-presidente se declarou inocente de 37 acusações de obstrução, declarações falsas e manuseio incorreto de documentos confidenciais.
Da RT.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu a um tribunal em Miami, Flórida, na terça-feira, para uma audiência inicial, depois de ter sido acusado de uso indevido de documentos do governo. Trump se declarou inocente e afirma que a acusação de 37 acusações é uma tentativa “stalinista” do presidente Joe Biden de afastar seu principal rival político.
A comitiva de Trump chegou ao tribunal Wilkie D Ferguson na tarde de terça-feira, entrando pelo subsolo antes de ser preso e indiciado. Enquanto estava a caminho do tribunal, Trump postou em sua plataforma Social Truth: “Um dos dias mais tristes da história do nosso país. Somos uma nação em declínio!!!”
Pequenos grupos de apoiadores do ex-presidente e seus oponentes se reuniram do lado de fora do prédio, agitando bandeiras e cartazes. Não houve registro de violência ou confrontos.
Trump se declarou inocente, como era amplamente esperado.
As acusações contra Trump foram divulgadas na sexta-feira, após uma investigação de meses liderada pelo conselheiro especial do Departamento de Justiça, Jack Smith. A investigação começou com uma batida do FBI na propriedade de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, em agosto passado, durante a qual os agentes recuperaram caixas de documentos do governo, alguns supostamente contendo informações sobre países estrangeiros.
Trump está sendo processado por 31 acusações de “retenção intencional” de documentos confidenciais de pela Lei de Espionagem e por mais seis outras acusações, incluindo obstrução da justiça e declarações falsas. As violações da Lei de Espionagem podem resultar em até 10 anos de prisão, enquanto algumas das acusações de obstrução em até 20 anos.
O ex-presidente afirma que não fez nada de errado e que tinha autoridade para desclassificar os documentos antes de levá-los da Casa Branca para a Flórida. Em discurso para apoiadores na Geórgia no sábado, Trump acusou Biden de “tentar prender seu principal oponente político, assim como faziam na Rússia stalinista ou na China comunista”.
Trump, que atualmente está à frente de Biden nas pesquisas mais recentes, descreveu Jack Smith como um “militante sem lei” que lidera um “golpe político” contra ele.
O líder republicano também apontou o uso indevido de documentos confidenciais pelo próprio presidente Joe Biden – cujas caixas foram encontradas em vários locais, inclusive em sua garagem em Delaware, no início deste ano – como prova de que ele está sendo injustamente processado.
Enquanto isso, Trump também está enfrentando acusações em Nova York por supostamente falsificar registros comerciais e é alvo de duas investigações criminais: uma referente a seus supostos esforços para anular sua derrota nas eleições de 2020 na Geórgia e a outra com foco em seu suposto papel na instigação do motim de janeiro de 2021 no Capitólio.
Um canalha sem igual!