
Lula, como animal político que é, parece ter sentido o cheiro do medo em Nethanyahu, que vê minguar cada vez mais seu apoio internacional ao seu ataque sem precedentes à região de Gaza.
O discurso de Lula
O discurso do Lula não tem nada de espetacular. Mas é o modo como é apresentado e em tom de enfrentamento, sempre foi assim. Lula era capaz de convencer os funcionários a pararem uma greve ganhando menos salário do que quando a iniciaram. É um profissional, Golbery que o diga.
Recado à oposição
Lula não tem medo de cadeia ou impeachment, esse pode ser até seu desejo nesse conturbado momento econômico. Com uma eventual derrubada de Lula, por esse motivo alegado, a oposição acéfala o tornaria mártir político mundial da causa palestina.
Nethanyahu x Lula
Veja o quão desproporcional é essa briga: Nethanyahu já perdeu e não sabe, mostrando novamente o quanto é estúpido.
No alto de sua já característica arrogância, liderando um país tido como um dos mais prósperos do mundo, está reivindicando direito de poder continuar matando mulheres e crianças, uma carnificina contra supostos “escudos humanos”. Enquanto isso, do outro lado, um sindicalista operário, filho da miséria, ex-presidente “preso injustamente” , ex-perseguido político, líder de um país que tem a simpatia de todo o planeta, que está pedindo somente o óbvio: que pare a carnificina e se reconheça o Estado da Palestina, em suas palavras: “para viver em harmonia com o estado de Israel”.
Nesse contexto, qual seria a chance de Nethanyahu?
Como no tempo das greves sindicais, e Lula é um eterno sindicalista (aliás governa o país como tal), ninguém sabia ao certo até que ponto Lula estava do lado dos patrões ou do lado dos funcionários. O certo é que sempre esteve do lado dele mesmo, mas sempre foi o seu jogo, o de esfinge devoradora de incautos.
Os avalistas
Observando o silêncio dos principais parceiros de Israel sobre as falas do dirigente brasileiro, levando em consideração os acontecimentos da semana, declarações, tapinha nas costas, na Reunião de Chanceleres do G20, não há dúvidas que Biden, Blinken e a União Europeia deram aval (poder) velado pra Lula fazer a fala na reunião de cúpula da União Africana, ocorrida na Etiópia, pois nem eles aguentam mais a estupidez de Nethanyahu.
Agora, a partir desse aval, onde o Lula vai parar é uma incógnita…como nas greves do ABC.
Ciro = Lula 2.0 : Ciro Gomes tenta ser um Lula 2.0 ,mas,consegue somente ser aquele Lula que impediu a ascensão de Brizola nas disputas presidenciais,ou seja, Ciro impede(até aqui) a ascensão de uma 3º via eleitoral.