
Por Rubem Gonzalez
A última piada vinda dos Estados Unidos e do seu braço militar aleijado diz respeito a entrega de caças para a Ucrânia se defender contra as Forças armadas russas, a medida dá uma boa manchete principalmente para a turma que gosta de engolir uma narrativa.
Caças com que logística? Isso é uma mensagem vazia para quem não entende como funciona uma força aérea.
Para cada hora voada existe uma fração de manutenção em terra, avião de verdade não voa como na Netflix ou em Hollywood.
Para cada avião existe um aparato que varia de cinco a 25 homens, cada grupo cuida de um caça e tem o seu piloto e todo o sistema de manutenção ,rearmamento e reagrupamento para liberação de vôo.
Para isso você precisa de uma base, de radares, sistemas de defesa e logística, você precisa de uma equipe, precisa de pilotos, um caça não é um Palio da Localiza, não basta você passar o cartão de crédito e sair dirigindo.
Essa conversa aí é muito boa para quem não entende absolutamente nada de armamento e como ele funciona, fora que fornecer caças obsoletos contra forças armadas estruturadas e com todo o domínio do espaço aéreo é a mesma coisa que mandar para a morte todos que aderirem a essa tolice.