Do SouthFront
Após as vitórias relâmpago das forças russas no território da Ucrânia nos primeiros dias das operações militares, as forças russas e seus aliados estão agora focados em realizar tarefas táticas nos campos de batalha separados. Há cada vez menos declarações sobre as Forças Armadas russas assumindo o controle das cidades, mas a estratégia da liderança militar russa está se tornando cada vez mais distinta, pelo menos no curto prazo.
Enquanto protegem os territórios ocupados, as tropas russas visam principalmente assumir o controle das áreas no leste da Ucrânia, que a Rússia reconheceu como territórios da RPD (República Popular de Donetsk) e da RPL (República Popular de Lugansk). Em primeiro lugar, isso inclui a limpeza em Mariupol e seu cerco, seguidos pela destruição do agrupamento da AFU na região de Donbass.
Após uma série de tentativas fracassadas de organizar corredores humanitários para civis da cidade bloqueada de Mariupol, as forças conjuntas russas e da RPD entraram na cidade e iniciaram as operações de limpeza.
A Milícia Popular da RPD está operando no distrito de Vostochny, na margem esquerda da cidade, onde estão implantadas as principais forças dos batalhões nacionalistas ucranianos. As forças russas entraram na cidade PELAS direções norte e leste.
Em 9 de março, a Milícia Popular da RPD relatou a destruição da base do batalhão nacionalista Azov na região. Cerca de 30 veículos, 5 veículos blindados, um depósito de munições e combustível teriam sido destruídos.
Militantes ucranianos estão escondidos nas áreas residenciais, nos telhados, em jardins de infância, hospitais, colocando em risco a vida de civis locais.
Ao mesmo tempo, as forças da RPD começaram a limpeza da cidade de Volnovakha, ao norte de Mariupol, que foi bloqueada nas direções leste, norte e sul. As forças da RPD assumiram o controle da maior parte da cidade, os confrontos continuam nos distritos ocidentais.
Por sua vez, o agrupamento das tropas da RPL continua o cerco da cidade de Severodonetsk, que corre o risco de sofrer nos próximos dias confrontos de rua e catástrofe humanitária semelhantes a Mariupol.
Os combates continuam na área da cidade de Severodonetsk e ao sul da cidade, perto da vila de Popasnaya. No entanto, nenhum avanço significativo das forças RPL foi relatado nessas áreas.
Os soldados da RPL teriam conseguido repelir a UAF da aldeia de Olginka. Se confirmado, este é um passo importante em direção à vila de Bakhmut e ao corte da estrada para a cidade de Severodonetsk.
Nas outras linhas de frente, a situação é relativamente estável.
As forças russas estão constantemente cercando a capital da Ucrânia, sem bombardear a cidade. Após o recente avanço do agrupamento russo da direção leste, os confrontos continuam com a UAF nas áreas de Brovary e Boryspil no leste e na área de Fastov no sudoeste.
No Nordeste do país, a situação permanece inalterada. Os confrontos nas trincheiras continuam nos arredores de Kharkiv.
As forças russas não estão com pressa para entrar na cidade de Mykolaiv e estão fortalecendo suas posições ao redor da cidade. Confrontos esporádicos são relatados na área. Odessa está esperando o desembarque das forças de assalto russas.
Enquanto isso, nem Kiev nem Moscou anunciam a próxima rodada de negociações, depois que as partes não conseguiram chegar a nenhum acordo significativo em 7 de março, e os acordos sobre o fornecimento de corredores humanitários entraram em colapso devido à incapacidade de Kiev de controlar os combatentes de batalhões nacionalistas nas cidades bloqueadas. Zelensky, por sua vez, aproveita a pausa diplomática e continua sua campanha de relações públicas, declarando heroicamente seu desejo de negociar pessoalmente com Putin, ao mesmo tempo em que atrasa o processo de negociação oficial entre os países.
Os mercenários (chamados de voluntários pela OTAN) sabem que se forem capturados vão ser tratados como “irregulares” e vão passar umas férias na Gulag? Ouvi falar que o clima é excelente nessa época do ano.
A Rússia não tem obrigação de devolver eles assim que o conflito terminar. Isso seria um ato de mera “cortesia”. O Ocidente não está tendo nenhuma cortesia com a Rússia.
Talvez depois de umas férias na Gulag esse ocidentais virem “homens”.
Tomara
Concordo que os russos estão certos em pegar leve, pois estão enfrentando um povo irmão (mesma raça/religião).
O cenário ideal teria sido encerrar essa guerra em 3 (três) dias, mas daqui a pouco vai ser preciso “pegar pesado” para encerrar o conflito. O tempo ainda está a favor dos russos, já que pegaram os fascistas da OTAN desprevenidos, mas em pouco tempo eles vão conseguir se organizarem.
A intenção clara do PresidentX [identitário] Biden e de seus servos (escravos) Europeus é de arrastar a Rússia para uma guerra. O PresidentX [identitário] Biden é um velho decrepito e está cercado de incompetentes e puxa-sacos. O fato dos gringos terem abandonado a diplomacia e adotado uma postura de tentar isolar a Rússia é a prova de que eles são identitários, incapazes de dialogo que acham que “cancelamento” resolve tudo.