
Por Wellington Calasans
Todos os movimentos de grande relevância da história foram estimulados pelos interesses econômicos e financeiros.
Quando uma guerra eclode, o conflito – entre partes interessadas pelos mesmos “alvos” – evidencia que o uso da força é um dos recursos para a imposição dos interesses do vencedor.
A imprensa foi a primeira vítima dos acontecimentos na Ucrânia. Ao censurar – para o senso comum – o acesso a tudo que é russo, há uma tentativa desesperada de privar os cidadãos do direito ao contraditório.
Talvez por medo de que o acesso às diferentes versões seja capaz de produzir reações diversas contra o sistema que está em decadência. O neoliberalismo agoniza e um mundo multipolar se impõe.
Se o que decorrer desta disputa entre o xadrez russo e o gamão ocidental será melhor ou pior, somente o tempo poderá responder. No entanto, a concentração da riqueza nas mãos de menos de 1% do planeta, a invasão de países, o roubo de riquezas, as mentiras de armas de destruição em massa, armas químicas, que só existiam na propaganda de uma “civilização” forjada na mentira e na “empatia seletiva”, etc, tudo isso dará lugar a um mundo mais rústico, mas muito mais honesto.
Bem-vindo à Nova Ordem Mundial.