Por Thiago A.
Dmytro Yarosh, líder fundador do Pravy Sektor, fora nomeado em novembro de 2021 para ser conselheiro do Comandante em Chefe das Forças Armadas Ucranianas. A Chefe da comitiva ucraniana de interlocução com a Otan viu com otimismo a presença da liderança fascista na esfera militar mais alta do país.
No início de novembro de 2021, o Comandante em chefe das Forças Armadas Ucranianas ,Valerii Zaluzhnyi, nomeou Dmytro Yarosh, líder fundador do Pravy Sektor, para ser o seu conselheiro. A notícia da nomeação veio do perfil oficial de Yarosh no Facebook [1]. A biografia do atual Conselheiro do Chefe das Forças Armadas passa pelo movimento fascista Tryzub, além de ter declarado publicamente ser um admirador das ideias de Stepan Bandera [2], líder fascista ucraniano histórico e colaborador da ocupação nazista durante a Segunda Guerra . A organização de Bandera ( OUN-B) e seu braço armado UPA tem implicações no holocausto e massacres de civis poloneses durante a Segunda Guerra Mundial [3]. Em sua página oficial na internet, o Pravy Sektor traça Bandera, a OUN e a UPA como fontes de inspiração.
( necessário VPN europeia https://www.president.gov.ua/documents/5172016-20762)
Além do radicalismo, Yarosh condenou publicamente diversas vezes os acordos de Minsk [4], e já havia recebido ofertas de cargos de alto escalão do governo ucraniano em outras oportunidades [5].
Yarosh sendo premiado com a Ordem de Bohdan Khmelnytsky III pelo ex-presidente Poroshenko
em 2016. ( necessário VPN europeia https://www.president.gov.ua/documents/5172016-20762)
Postagem de Yarosh em fevereiro deste ano.
Zaluzhnyi foi indicado ao cargo pelo atual presidente Zelensky. Em seu perfil no Facebook, Zaluzhnyi demonstra relações cordiais e próximas com o Pravy Sektor, chegando até mesmo a fazer uma visita a um quartel do grupo paramilitar em janeiro deste ano. No ambiente é possível ver vários símbolos de culto a Bandera e outros membros da OUN, passando por retratos e bustos de bronze.
Em uma foto publicada no perfil da parlamentar ucraniana Solomia Bobrosvska, é possível ver ela entre Yarosh e o Comandante da Marinha Ucraniana, o Contra Almirante Alexey Neizhpapa. Na postagem, a parlamentar vê com grande otimismo a presença de Yarosh na esfera mais elevada das forças armadas Ucranianas. Bobrovska é também Chefe da Comitiva Ucraniana num fórum institucional da OTAN, sendo peça fundamental da atual interlocução do país com o órgão militar fundado em 1949.
Em outras postagens, Bobrosvska demonstra admiração por Bandera e presta homenagem a um veterano do UPA. Ainda é possível ver uma foto do Presidente Zelensky premiando Dmytro Kotsyubaylo com o título de “Herói da Ucrânina ” e com a condecoração mais alta do país, a Ordem da Estrela Dourada. Kotsyubaylo é um líder veterano de um batalhão paramilitar do Pravy Sektor.
A data da nomeação de Yarosh coincidiu com a escalada de tensões que levou a um estado beligerante entre Ucrânia e Rússia. O radicalismo e a russofobia explícita de Yarosh podem ser fatores que explicam o desenvolvimento dos fatos na atual crise entre os dois países. A nomeação de Yarosh também demonstra uma institucionalização da Extrema Direita no Governo Ucraniano em suas esferas mais altas.
Referências:
[1] https://www.facebook.com/dyastrub/posts/4533858036691045
[2] https://world.time.com/2014/02/04/ukraine-dmitri-yarosh-kiev/print/
[3]https://www.jacobinmag.com/2015/09/stepan-bandera-nationalist-euromaidan-right-sector/
[4] https://www.rt.com/news/232183-ukraine-yarosh-war-minsk/
[5] Matéria do Globo de 08/03/2014 https://oglobo.globo.com/mundo/na-ucrania-extrema-direita-nacionalista-ganha-influencia-11821726