
O presidente russo Vladimir Putin disse na quarta-feira que quase todos os grãos da Ucrânia foram transportados para os países da UE.
Falando no Fórum Econômico Oriental em Vladivostok na quarta-feira, Putin advertiu que uma catástrofe humanitária sem precedentes pode surgir no mundo porque o Ocidente exporta a maior parte dos grãos ucranianos para seus países, e não para os países necessitados na África.
“Quase todos os grãos exportados da Ucrânia são enviados não para os países mais pobres em desenvolvimento, mas para os países da UE”.
“Sob o Programa Mundial de Alimentação da ONU, que implica assistência aos países necessitados, apenas dois navios foram carregados, enfatizo, apenas dois dos 87, e 60.000 toneladas de alimentos foram exportadas sobre eles das 2 milhões de toneladas, isto é apenas 3% que é enviado aos países em desenvolvimento”, disse o presidente.
Putin acrescentou que muitos países europeus atuam como colonizadores, enganando os países em desenvolvimento.
“É óbvio que com esta abordagem, a escala dos problemas alimentares no mundo só vai aumentar, infelizmente, para nosso grande pesar, o que pode levar a uma catástrofe humanitária sem precedentes”, disse Putin.
Ele disse que pensaria em limitar a exportação de grãos e outros alimentos da Ucrânia, e definitivamente consultaria o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre este tópico.
Turquia, a ONU, a Rússia e a Ucrânia assinaram um acordo em 22 de julho em Istambul para retomar as exportações de grãos de três portos ucranianos do Mar Negro, que foram pausados após o início da guerra Rússia-Ucrânia, em fevereiro. Um Centro Conjunto de Coordenação com funcionários dos três países e da ONU foi criado em Istambul para supervisionar os embarques.
Da Agência Anadolu (Turquia).
Esse cara é administrador aqui?
https://www.facebook.com/profile.php?id=100082888744897