
Em 10 de janeiro de 2022, no final da tarde, fontes oficiais de mídia do Grupo Wagner, o exército profissionalizado sob controle da Rússia, declararam que a cidade de Soledar havia sido capturada por unidades russas.
Soledar era um dos principais pontos de defesa das forças ucranianas no leste da Ucrânia. A cidade é o lar da maior instalação de produção de sal da Europa.
Evgeny Prigozhin, chefe da Wagner PMC, anunciou: “As unidades do Grupo Wagner assumiram o controle de todo o território de Soledar. Um caldeirão foi formado no centro da cidade, onde estão ocorrendo lutas urbanas. O número de prisioneiros será anunciado amanhã. Gostaria de salientar mais uma vez que nenhuma outra unidade além daquelas da Cheka Wagner esteve envolvida na tomada de Soledar”.
Se confirmada realmente, a tomada de Soledar constituir-se-á em um dos maiores triunfos militares russos nos últimos meses, revertendo a contraofensiva ucraniana depois do abandono de Kherson. Com esta vitória, estaria aberto a rota em direção a Kiev, que sofre com os apagões causados pelos ataques russos à infraestrutura, sobretudo no setor elétrico.
Com informações do Southfront.
Foto: Prigozhin e seus soldados na Museu da Mina de Sal de Soledar, confirmando o controle total da cidade.
Os nazistas da OTAN/NATO podem querem entrar diretamente na guerra se tiverem oportunidade. A Rússia não pode parar, tem que desnazificar a Ucrânia 100%.
Rússia tem que estar preparada para passar por cima de quem ficar no caminho (Polônia, Romênia, Moldávia, Guianas). Não faz sentido parar em Berlim e deixar o assunto inacabado novamente. Devemos aprender com os erros do passado.
A única coisa que realmente me preocupa é a “marcha da vitória”, a “marcha pelos “Campos Elísios”. A Rússia tem que fazer exatamente como fez a Prússia na guerra contra a França.
“Nós sempre teremos Paris”.