
O presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador denunciou em entrevista oficial que a agência estadunidense USAID está financiando organizações mexicanas de oposição a seu governo.
Para isso, valeu-se de uma carta que escreveu ao presidente Biden, com quem diz ter uma boa relação pessoal, a respeito do assunto. Diz também ter lido a carta para a assessora de segurança nacional Elizabeth Sherwood-Randall, com quem se reuniu ainda nesta semana.
“Prezado Presidente Biden: Temos o prazer de dar as boas-vindas à Sra. Elizabeth Sherwood-Randall, a quem trataremos com a mesma atitude de cooperação e amizade de sempre.
“Ao mesmo tempo, gostaria de lhe dizer brevemente que, há algum tempo, o governo dos Estados Unidos, em particular a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), vem financiando organizações que se opõem abertamente ao governo legal e legítimo que represento, o que é claramente um ato intervencionista, contrário ao direito internacional e ao respeito que deve prevalecer entre estados livres e soberanos.
“Além disso, há alguns dias foi anunciado que a agência aumentará o orçamento destinado a organizações contrárias ao nosso governo, conforme publicado no site oficial do Departamento de Estado.
“Tenho certeza de que o senhor não está ciente desse assunto e, portanto, peço respeitosamente sua valiosa intervenção. Seu amigo Andrés Manuel López Obrador“.
A USAID é uma agência do governo dos EUA que financia diversas organizações, sobretudo ONGs, ao redor do mundo, pretensamente em nome da “democracia e dos Direitos Humanos”. No Brasil, oferece apoio uma rede de ONGs indigenistas e ambientalistas.
Com informações do La Jornada.