1 thought on “Notas sobre o segundo turno

  1. “Agora, ninguém venha para o PDT pensando que vai fazer desse partido um instrumento para projeto pessoal”, afirmou Carlos Lupi, em 2004, apenas uma semana após a morte de Leonel Brizola. E completou: “muitos pedetistas e brizolistas estão preparados para resistir a qualquer cidadão que tente se apossar do PDT com oportunismo”. Pois bem, o partido estava sim preparado contra projeto pessoais… dos outros (Garotinho, talvez), uma vez que àquela altura o sultão já tinha se apossado de seu trono… e da estrutura partidária.
    Sabendo disso, podemos entender a decisão do PDT (ou melhor, de Carlos Lupi, o dono do partido), que, aliás, não foi tomada agora depois do primeiro turno, basta observar a excessiva tolerância de sua absolutista direção com todo tipo de aceno ao Lula antes do pleito (vide o comportamento de Salabert em Minas ou de Rodrigo Neves no Rio, por exemplo). Todavia, durante o anúncio de adesão à “frente ampla democrática”, o “cacique”, foi taxativo sobre qualquer questionamento a esta adesão “unânime”: “QUEM ESTÁ EM DÚVIDA, ESTÁ NO PARTIDO ERRADO”.

    ***

    Quanto à sua ideia: achei bastante interessante e mais de acordo com o perfil do eleitorado restante de Ciro Gomes. Todavia, em troca do apoio de um enfraquecido PDT, não acho realista acreditar que fosse possível essa confrontação, por parte do governo, ao Paulo Guedes. Já estaria de ótimo tamanho, a ocupação do recentemente recriado Ministério do Trabalho e da Previdência (com liberdade para elaborar um projeto de regulamentação dos trabalhadores por aplicativo, algo consensual no partido e já cogitado até pelo Onyx Lorenzoni) e o compromisso para não privatização da Petrobrás.

    Porém, a mediocridade e o oportunismo das lideranças partidárias (não só do PDT) impedem qualquer tentativa nesse sentido e todas suas preocupações giram em torno dos “cabides de emprego”, é a famosa turma da boquinha tão bem descrita pelo Rubão quando diz que toda essa grita é por Brasília (e seus cargos) e não pelo Brasil e sua gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *