1 thought on “Abram os olhos!

  1. A mentira da tese do “embranquecimento” brasileiro.
    Vamos lá: de 1500 a 1850, o Brasil recebeu 6 VEZES mais africanos do que europeus. A quantidade de europeus que entraram no Brasil até 1850 mal chegou a 600 mil pessoas segundo Boxer e Caio Prado Jr. E a maioria esmagadora desses europeus se dirigiu a Minas Gerais por conta da mineração aurífera. Em 1780, Minas tinha 1/3 de escravos, 1/3 de alforriados e 1/3 de livres, a maioria composta de mestiços, por um simples fato: mais de 90% DOS EUROPEUS QUE CHEGARAM AO BRASIL ERAM HOMENS. E as poucas mulheres se dirigiram em sua maior parte às pequenas colônias que se estabeleceram no Sul antes da imigração do final do XIX. Óbvio então que a população da maior parte do Brasil que não tinha vindo da África ou que era indígena tinha de ser mestiça, porque, pelo que eu saiba, homens não podem engravidar homens.
    Então chegamos ao final do XIX e a chamada “grande imigração” aconteceu. Bom, essa é outra lenda. O Brasil, no final do XIX e no século XX, recebeu apenas 4 milhões de europeus. A Argentina, um país com uma população 5 vezes menor do que a brasileira, recebeu 6 milhões e os EUA receberam 35 milhões (e, ao contrário de Brasil e Argentina, o EUA continua recebendo imigrantes europeus, até mesmo do rico norte da Europa). Ou seja, a imigração europeia para o Brasil, comparada à imigração para os EUA, foi insignificante. Além disso, desde o século XVII, os europeus iam com suas famílias viver nos EUA e por isso o país não precisou formar uma população quase que totalmente mestiça ou negra e indígena por falta de mulheres europeias, como aconteceu com o Brasil.
    Mas continuemos: desses 4 milhões de europeus que entraram no Brasil, 2 milhões voltaram para a Europa ou foram para os EUA e Argentina. Ou seja, o Brasil recebeu, de verdade, apenas 2 milhões de europeus que se estabeleceram aqui. E de todos esses europeus, 60% foram para São Paulo e, contando São Paulo e região Sul, temos 90% dos europeus se estabelecendo em SP e nos estados do Sul. Ou seja, o número de europeus que foi viver no restante do Brasil, fora do Cone Sul, foi insignificante. Pois bem, em 1872, São Paulo + região Sul tinham apenas 15% da população brasileira. Somente Minas Gerais tinha uma população 25% maior do que a de São Paulo e região Sul juntas. Ué, queriam embranquecer o Brasil e trouxeram apenas 2 milhões de europeus que se estabeleceram no país e 90% deles foram viver numa região que concentrava apenas 15% da população total do país? Eles deveriam ter ido para o Nordeste, Rio e Minas Gerais, que eram os núcleos populacionais do país. Que embranquecimento estranho esse. Além disso, ao contrário do que fizeram nos EUA, no Brasil nunca houve esterilização e programas de aborto de pessoas negras. Se queriam embranquecer o Brasil, por que não esterilizaram os negros e estabeleceram programas de abortos para mulheres negras, como fizeram nos EUA? Que estranho….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *