
Por Sandra M.T. Ribeiro.
Florestas são essenciais para o planeta. Porém muitos países não querem pagar os custos conservá-las para exclusivamente como ambientais em percentuais tão grandes de seus territórios, como o Brasil.
A Europa replantou florestas, mas elas são multifuncionais, possuem papeis ambientais, econômicos e sociais para geração de empregos e produção de energia, madeira e derivados.
No período de 2016-2018 em relação a 2011-2015, a Europa aumentou 49% na área de floresta colhida e perdeu 69% de biomassa em resultado da expansão dos mercados de madeira.
Além dos papéis econômicos e sociais, as proporções de territórios que as florestas ocupam em vários países europeus são menores que os 60% do Brasil, como a Holanda (11%), Inglaterra (13%), Bélgica (22 %), França (31%), Suíça (32%), Noruega (33%), Alemanha (33%).
Os EUA também tem menos florestas que o Brasil, mas a oferta do Biden seria bem-vinda. Brasileiros não querem que desmatem a Amazônia.
Apesar que os que usam a Amazônia para fazer propagandas deles mesmos nunca mencionem as 23 milhões de pessoas pobres que moram lá, talvez depois os brasileiros tenham que vender seus rins para pagar a ajuda.