
Na última sexta-feira (25/3), o governo da Coreia do Norte, que possui capacidade nuclear, anunciou que o teste de lançamento de um novo míssil balístico intercontinental (MBIC) foi bem-sucedido.
Batizado de Hwasong-17, o MBIC atingiu as maiores distâncias e altitudes de toda a história de testes desse tipo de armamento. O objetivo, segundo as autoridades norte-coreanas, é que o míssil sirva de dissuasão militar em caso de ataque dos Estados Unidos.
O teste foi supervisionado pelo líder do país, Kim Jong-Un, e teve suas operações registradas e divulgadas em um vídeo institucional produzido pela TV norte-coreana.
O JORNAL PURO SANGUE disponibiliza o vídeo na íntegra a seguir:
O pior é que o Brasil e a Coreia do Norte tinham acordos de cooperação com a Ucrânia, encerrados depois do golpe nazista de 2014. A Coreia do Norte conseguiu assimilar toda a tecnologia e o Brasil não conseguiu assimilar nada.
Obviamente eram acordos diferentes, com objetivos diferentes, mas deixa claro que o Brasil gastou pouco (faltou vontade política e os militares trataram como um assunto de baixa prioridade).