Do Estratégia Global
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Graduados da Instituição. O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.
O Dia do Especialista foi instituído como comemorativo por coincidir com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Inicialmente sediada no Rio de Janeiro, hoje a EEAR fica localizada na cidade de Guaratinguetá (SP).
“Desde seu início, essa renomada Escola foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Ela foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender os objetivos nacional por razão da Segunda Guerra Mundial”, discursou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior na solenidade.
Imposição de medalhas
A cerimônia em alusão à data marcou a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.
“Receber a comenda é o reconhecimento de muito tempo de serviço e empenho. Estar aqui hoje é muito grandioso para nós da Força Aérea. É uma honra muito grande”, disse o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marco Antonio Baptista, que completou 33 anos de serviço prestado à FAB.
A Suboficial Especialista em Administração Lívia Ribeiro da Silva destacou que a honraria recebida oficializa os 23 anos de serviços prestados à Força Aérea. “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois foram anos dedicados com muito amor, profissionalismo e dedicação”, disse.
Já a Sargento Ana Carolina dos Santos, que é especialista em Administração, também falou sobre a homenagem. “É uma forma de reconhecimento por 16 anos prestados. A gente entra tão jovem, se doa tanto no trabalho, no dia-a-dia e, pra mim, é muito gratificante, especialmente no dia de hoje”, concluiu.
Incorporação de aeronaves
A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules. Com a incorporação, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.
Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.
O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. “Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão”, parafraseou.
Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. “Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, ressaltou.
KC-390 Millenium
O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
Fonte: Agência Força Aérea Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Fotos: Sargentos Figueira e Muller (CECOMSAER) / Civil Luiz Peres (DECEA) Vídeo: Sargento Chagas
Os militares querem entregar a Embraer para os gringos, são um bando de entreguistas, palhaços pomposos. A preocupação deles é receber suas propinas em paraísos fiscais.
O acordo de venda foi tão absurdo que os gringos assumiram o controle da empresa, roubaram o que quiseram (projetos, especialistas) e desistiram do negocio sem pagar sequer uma multa, nada. [Entreguismo puro].
Agora os militares aplaudem a falência da Avibras, assim como aplaudiram a falência da Odebrecht – Defesa, que foi comprada pelos porcos sionistas. [Compraram para fechar, vão roubar o que puderem e vão vender o resto como sucata].